Quem somos

PROJETO JAT – Juntos Alcançando Tribos

Onde está seu irmão? Gn 4:9

A história do Brasil estima a existência de aproximadamente cinco milhões de indígenas na nova terra da época do descobrimento. Hoje este número está reduzido a pouco mais de trezentas mil pessoas, isso equivale dizer que é um povo em fase de extinção.

Esta página manchada de sangue da história de nossa Pátria pode ser resumida na seguinte frase:
 


BRASIL - Palco do Genocídio Indígena

Esse Genocídio pode ser classificado em pelo menos, três categorias: direto, indireto e Omissivo.

a) Genocídio Direto é o massacre violento que às vezes é publicado pela imprensa, como o caso dos yanomamis, em Agosto em 1993;
 


b) Indireto e conseqüente da pressão que a sociedade brasileira vem exercendo sobre as tribos existentes, desde o descobrimento desta terra;
 


c) Omissivo é o que podemos chamar de GRANDE OMISSÃO. A igreja assiste passivamente as notícias da imprensa nacional, sem perceber o clamor agonizante de nações inteiras, vivendo seus últimos dias, sem conhecerem Jesus, Salvador e Senhor de todas as nações da terra, o mesmo que disse: IDE!
 


Sob o imperativo IDE de Jesus, muitos índios, que já conhecem esse querido Senhor, já tem ido e muitos se preparam para ir, mas devido à extensão territorial da Amazônia brasileira e falta da estrutura econômica, não tem sido fácil. No entanto, os mensageiros do inferno avançam, mais rapidamente através de equipes de garimpeiros e posseiros, bem estruturados e apoiados por verdadeiros exércitos que se necessário for destroem tribos inteiras para alcançarem seus objetivos.
 


Por causa disso nasceu o PROJETO JAT, juntos alcançando tribos, todo corpo de Cristo em parceria neste projeto. Temos reconhecido que somos uma parte na igreja de Jesus e por isso dependemos do restante, mas temos certezas que as portas do inferno não prevalecerão contra o corpo. (Mt 16:18).

ALVOS JÁ ALCANÇADOS

Além de igrejas no MS o JAT vem desenvolvendo trabalhos na Amazônia em parceria com uma associação de missionários indígenas (AEMI) com sede em Vilhena – RO.


Os primeiros missionários iniciaram no ano de 1982 entre a tribo Aikanã em Rondônia, posteriormente foram alcançadas as tribos Suruis, Nhambikuaras, Canoeiros em Rondônia e tribo Parecis no MT. Essas tribos já contam com igrejas, escolas primárias em algumas aldeias onde também atuam professores e obreiros da própria tribo, fruto desse trabalho missionário que proporciona a existência de escolas bilíngües e também que o Evangelho seja pregado na cultura de cada povo.


PROJETO DE AVANÇO


As tribos mencionadas são compostas de várias aldeias distantes umas das outras, por isso classificamos as mesmas de semi-alcançadas, pois apenas 50% tem recebido visitas periódicas dos missionários, e somente 10% tem obreiro residindo na aldeia.


Venha conhecer o trabalho missionário entre os indígenas do Brasil


Se você é um crente no Senhor Jesus e tem grande ardor pela salvação das nações, chegou sua vez de conhecer o trabalho missionário entre os índios do Mato Grosso Sul, Mato Grosso e Rondônia.


Teremos muito prazer em receber você ou um grupo de sua igreja ou seminário.


Desta forma podemos motivá-los a se envolver mais diretamente com o alcance dos indígenas.


A despesa que você terá será apenas com seu transporte até aldeias e com sua alimentação. NÃO PERCA TEMPO.


Em apenas uma semana você poderá entrar em contato com várias aldeias e conhecer o dia-dia dos missionários e do povo nativo.


Estamos aguardando sua resposta.


Desde já contamos com suas orações pelo nosso trabalho, pois trabalhamos sempre em constante batalha espiritual.


Estratégias de trabalhos nas tribos do Mato Grosso do Sul


Evangelismo


É sempre melhor algum visual para prender mais a atenção do povo, como filmes, teatros, pinturas etc. 50% das aldeias já possuem energia elétrica.


Ministração da Igreja


Há necessidades de estudos Bíblicos para todas as faixas etárias da igreja: Crianças, jovens e adolescentes, casais, homens, mulheres e líderes.


Assistência Social


A área mais carente é a da saúde e educação mais também orientação da agricultura e criação, educação sanitária e prevenção, são necessárias pois é um povo que começa a interagir com outra cultura e não consegue mais viver sua cultura original na sua plenitude, podendo assim ambas viver em harmonia.


Hospedagem e alimentação


A equipe deverá chegar no ponto de apoio na cidade combinada. Daí seguir para a aldeia a ser visitada onde permanecerá pelo tempo previsto e para isto é necessário o seguinte:


Barracas ou redes, roupa de cama (cobertas no inverno), repelentes para insetos principalmente no verão, lanterna para cada equipante, caixa para primeiros socorros, analgésicos e antialérgicos etc. se desejarem, água mineral pois a água na aldeia não é tratada. Toda a alimentação desejada pode ser comprada na cidade mais próxima, pratos talheres e copos individuais.


Pr. Luiz Bitencourt.